quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ideias - Como a vida na cidade melhoraria se as marginais de rios fossem mais verdes

Creditos: Jonatan Sarmento para a revista National Geographic Brasil, parceira do movimento Planeta Sustentável
Como a vida na cidade melhoraria se as marginais de rios fossem mais verdes

A ilustração acima, feita por Jonatan Sarmento para a revista National Geographic Brasil, parceira do movimento Planeta Sustentável, mostra como ficariam as marginais do rio Tietê, em São Paulo, caso suas áreas de várzea voltassem a ter verde. Esses espaços foram impermeabilizados para dar lugar a asfalto. Uma das conseqüências: alagamentos e enormes enchentes na cidade durante a época de tempestades.
Implementar corredores verdes nas áreas de várzea do rio Tietê não é impossível, mas leva tempo. Na reportagem Como ficaria a marginal do rio Tietê se o verde retornasse? – publicada na edição de março da revista –, Thiago Medaglia, editor assistente da NG Brasil, apresenta a proposta de um grupo de arquitetos da USP – Universidade de São Paulo para a revitalização da área que deu origem à projeção acima. A história é tão bacana que se tornou um viral no Facebook com o slogan “Quero uma São Paulo assim” 
Em Singapura, a restauração de 2,7 quilômetros do rio Kallang, que também passava por um canal de concreto, mostrou que é possível ter menos inundações, mais refrigeração natural e oportunidades de recreação na cidade. A revitalização do rio durou três anos e foi concluída neste mês, com 62 hectares reabertos aos moradores de Singapura.
O parque linear do Kallang inclui um playground aquático e um jardim comunitário. As plantas – que não são cultivadas com produtos químicos – ajudam a manter a qualidade da água e acabaram atraindo animais selvagens para a região. 

O vídeo abaixo, com legendas em inglês, mostra o resultado desta transformação:

Meio Ambiente - Não é privilégio dos humanos: papagaios também dão nome aos seus bebês


Não é privilégio dos humanos: papagaios também dão nome aos seus bebês


Pesquisa realizada na Cornell University, nos EUA, revelou que os papagaios, assim como os seres humanos, têm o hábito de batizar seus filhotes com um som característico.
O nome – que, no caso, trata-se de um piado exclusivo – é dado aos pequenos, pelos pais biológicos, antes mesmo deles conseguirem emitir qualquer tipo de som. Então, quando estão mais crescidinhos, os filhotes começam a reproduzir o barulho – e, em alguns casos, fazer ajustes no nome escolhido pelos pais, quando há dificuldades de reproduzi-lo corretamente.
Segundo o estudo, liderado pelo cientista Karl Berg, os “nomes” têm um porquê: eles servem para garantir a organização social desses animais, que – assim como os golfinhos, que também tem um sistema de identificação característico – frequentemente mudam de bando. Com um som próprio que os identifique, fica mais fácil saber quem está aonde. Você sabia dessa?

Meio Ambiente - Rio Ganges sofre com despejo de resíduos tóxicos

Apesar de ser considerado sagrado, o que se vê é um aumento constante na poluição, que já não é mais absorvida totalmente pela natureza. l Foto: Milei Vencel (CC3.0)


Rio Ganges sofre com despejo de resíduos tóxicos



O rio Ganges é o mais famoso da Índia e também um dos mais importantes para as comunidades que habitam o seu entorno. No entanto, a poluição é um problema que tem afetado seriamente a qualidade de suas águas. Na última terça-feira (17), o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, informou que são despejados diariamente 2,9 bilhões de litros de resíduos no rio.
O Ganges é um dos vinte maiores rios do mundo em fluxo de água e em todo o seu trajeto ele é responsável por fornecer água a comunidades de três países: Índia, Nepal e Bangladesh. Apesar de ser considerado sagrado, o que se vê é um aumento constante na poluição, que já não é mais absorvida totalmente pela natureza.
Diante deste fato, o ativista e professor G.D. Agarwal, de 80 anos, realizou uma greve de fome em prol do Ganges. A ação motivou as autoridades até que o primeiro-ministro convocasse a terceira reunião do organismo encarregado da limpeza do Ganges (NGRBA), conforme noticiado pela EFE, agência internacional.
Durante a ocasião, o político destacou a necessidade de haver mudanças urgentes para melhorar as condições do rio. Atualmente, os sistemas que tratam o esgoto despejado no rio têm capacidade para gerir apenas 1,1 bilhão de resíduos, menos da metade do que é descartado diariamente.
Entre os resíduos que mais causam problemas estão os detritos industriais, provenientes da manufatura de peles realizada no leito do rio. Esta atividade acaba despejando metais e outros resíduos altamente poluentes e tóxicos, que contaminam as águas do Ganges e de outros afluentes.

Com informações do Terra.

Sustentabilidade - Argentino navega pelo Rio Uruguai em caiaque feito de garrafas PET

O caiaque suporta o peso de duas pessoas, mais um cooler, para carregar bebidas e alimentos. l Foto: Ambiente Villa Elisa

Argentino navega pelo Rio Uruguai em caiaque feito de garrafas PET

 
O engenheiro industrial argentino Federico Blanc realizou um feito pessoal histórico: navegou pelo Rio Uruguai em um caiaque feito de garrafas PET. A pequena embarcação foi produzida com dezenas de garrafas plásticas coladas entre si. Ela é capaz de suportar o peso de duas pessoas, mais um cooler, para bebidas e alimentos.
A ideia de construir um caiaque com garrafas de plástico veio do próprio argentino, que com muita dedicação conseguiu construir a embarcação a partir de resíduos que normalmente são descartados no lixo.
Feito na região de Villa Elisa, na província argentina de Entre Rios, este caiaque ecológico demonstra como muitos elementos do nosso dia a dia podem ser reciclados ou servirem de matéria-prima para a construção de novos objetos úteis.
Segundo a página Ambiente Villa Elisa, que publica informações locais, é comum encontrar garrafas plásticas flutuando pelos rios da região. “A construção e fabricação de tais elementos pode ser a ferramenta de conscientização da população local para que evitem jogar lixo em nossos córregos e rios, que, não só poluem visualmente, como também alteram os sistemas naturais, contaminando o solo e a água com compostos tóxicos e, muitas vezes, matando animais silvestres por ingestão.”
Devido ao grande sucesso da criação, o engenheiro, juntamente com os apoiadores locais, estão produzindo um vídeo do passo a passo para produção do caiaque. Assim que o material for publicado, divulgaremos no CicloVivo.

Veja o vídeo do caiaque navegando pelas águas do Rio Uruguai:


Video - Se um cachorro pode. Por que você não?


Aquecimento Global - Março de 2012 foi o mais quente da história dos EUA

De acordo com publicações internacionais, março apresentou 8,6ºC acima da média do século XX. l Imagem: Reprodução/Weather Channel

Março de 2012 foi o mais quente da história dos EUA

 
Março foi o mês dos recordes quebrados nos Estados Unidos. Infelizmente os números não estão relacionados aos esportes, mas sim ao aumento nas temperaturas. De acordo com publicações internacionais, março apresentou 8,6ºC acima da média do século XX.
As análises da temperatura foram feitas pela Administração Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA). Segundo a organização, no último mês o território norte-americano teve quebra de 15 mil recordes, com altas temperaturas em diversas cidades. A média registrada em março foi de 10,6ºC.
Conforme um mapa térmico divulgado pela NOAA, é possível identificar que a região central e a oriental dos Estados Unidos foram as campeãs no aumento dos registros de temperatura. Entre os destaques estão os estados de Iowa e Illinois.
As exceções à regra ficaram por conta de Havaí e Alasca, que não tiveram recorde no aumento dos termômetros. O Alasca, maior estado do país, teve queda na temperatura, caracterizando março passado como o 10º mais frio da história.
Além do calor, os norte-americanos sofreram com outros eventos climáticos extremos, como um tornado que atingiu o leste do país e matou 40 pessoas. A agência meteorológica ainda informou que a tempestade rendeu prejuízo de um bilhão de dólares.

Com informações do Globo Natureza.

Tecnologia - Garrafa purifica água em 60 segundos

A garrafa possui um sistema que consiste em uma garrafa de plástico de 750 ml, uma tampa equipada com luz UV-C e um cabo USB. Foto: Divulgação

Garrafa purifica água em 60 segundos

 

Já está disponível no mercado uma garrafinha de água que possui um dispositivo de purificação. A empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia é a CamelBak, especializada na setor de garrafas de água.
De todos os produtos feitos pela companhia, provavelmente, nenhum foi tão revolucionário como a CamelBak All Clear. Ela possui um sistema que consiste em uma garrafa de plástico de 750 ml, uma tampa equipada com luz UV-C e um cabo USB. Esta combinação transforma a garrafa com água de origem duvidosa em água potável. Basta agitá-la por 60 segundos.
“A luz UV-C destrói o DNA de micróbios de todos os tamanhos, incluindo, bactérias, protozoários e vírus que são transmitidos pela água. A destruição do DNA de um micróbio impede a reprodução dos mesmos, e sem a capacidade de reprodução, eles são neutralizados e tornam-se inofensivos”, afirma a empresa.
Na tampa UV há duas baterias recarregáveis de íon-lítio capazes de executar, em uma garrafa cheia, mais de 80 ciclos de purificação com uma carga completa. Desta forma, é possível recarregar três garrafas por dia durante 26 dias seguidos com uma única carga.
Além das garrafas, a CamelBak trabalha com outros equipamentos para hidratação pessoal esportiva. O produto é vendido por 99 dólares, mas está disponível apenas nos Estados Unidos.  


Com informações do Planeta Água.

Saúde - Impulsione seu sistema imunológico com plantas e ervas medicinais

Vegetais naturais e ervas beneficiam os nossos corpos e ajudam a aumentar nossa imunidade natural à doença. | Foto: McKay Savage / Flickr (CC by 2.0)

Impulsione seu sistema imunológico com plantas e ervas medicinais

 

Existem diversas ervas e vegetais capazes de impulsionar o sistema imunológico humano, que muitas vezes são enfraquecidos por tomar antibióticos em demasia.
Aqui estão apenas alguns exemplos, com explicações sobre como estes vegetais naturais e ervas podem auxiliar o corpo e apoiar a imunidade natural às doenças. A sugestão foi retirada do site GreenProphet mas, o CicloVivo adverte: se você tiver algum problema de saúde, procure um médico especialista.
Astragalo: Uma erva muito utilizada na medicina tradicional chinesa que ajuda na digestão e atua como um estimulante do sistema imunológico, bem como um diurético. A erva é usada em pessoas com falta de apetite, diarreia ou fezes moles, sangue nas fezes e sangramento uterino. Ele também contém polissacarídeos, saponinas e flavonóides. Praticantes da medicina chinesa também usam a planta para tratar sintomas de HIV/AIDS; especialmente fadiga, perda de peso, suores noturnos e insônia.
Pimentão: Estes vegetais de sabor doce vêm em cores diferentes, que vão do verde claro ao vermelho. Eles contêm um carotenóide chamado licopeno que protege nosso organismo contra diversos tipos de câncer. O pimentão contém vitaminas A, C, B (1,3,5, e 6), bem como vitaminas E e K. Eles também contêm boas quantidades de outros antioxidantes carotenóides, incluindo o alfa e beta-caroteno. Compre os orgânicos, porque os não-orgânicos podem ter elevados índices de pesticidas.
Unha de Gato: Uma planta lenhosa, com ganchos parecidos com espinhos. É encontrada nas florestas tropicais sul-americanas que tem sido muito utilizada para tratar problemas de saúde, incluindo artrite, úlceras estomacais, inflamação, disenteria e febre. Também contém antioxidante e alcalóides oxindólicos, que reforçam a capacidade do sistema imunológico para destruir os agentes patogênicos.
Echinacea: Membro da família da margarida, a enchinacea é uma erva popular que foi identificada como capaz de aumentar a imunidade e evitar infecções. Também tem sido dita capaz de prevenir e tratar infecções do trato respiratório, bem como o resfriado comum.
Ganoderma: Este cogumelo duro e amargo é também conhecido como Reishi. É usado para promover a saúde e longevidade na medicina tradicional chinesa. Os proponentes alegam que o ganoderma pode aliviar a fadiga, manter o colesterol sob controle, controlar a pressão arterial elevada, melhorar inflamações, construir estamina, e apoiar o sistema imunológico.
Alho: Este tempero teve um longo histórico de valor medicinal. Em um estudo recente conduzido pela Dra. Ellen Tattelman, professora assistente no Albert Einstein College of Medicine da Universidade Yeshiva, Nova York, constatou que o alho tem propriedades cardiovasculares, antimicrobianas e antineoplásica. O alho é usado quase que diariamente como tempero na cozinha mediterrânea e do Oriente Médio.
Gengibre: Diz-se que esta planta reduz inflamação, doenças cardiovasculares, coágulos e colesterol. Ele é frequentemente usado na medicina chinesa e é comumente usado para tratar vários tipos de "problemas estomacais", incluindo a doença de movimento, a doença da manhã, cólica, dor de estômago, gases, diarreia, náusea causada pelo tratamento de câncer, náuseas e vômitos após cirurgia, bem como perda de apetite.
Ginseng: Outra erva comum na medicina chinesa. A variedade mais comumente estudada é Panaxginseng e é usada para aprimoramento do raciocínio, memória, concentração e eficiência do trabalho, resistência física e resistência atlética. É também utilizada no tratamento da síndrome da fadiga crônica (SFC), para estimular o sistema imunológico, e para combater as infecções específicas em uma doença pulmonar chamada fibrose cística. Seu principal componente ativo, ginsenosides, foi provado que têm propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer.
Gingko biloba: Tem sido usado na medicina tradicional para tratar doenças do sangue e melhorar a memória. Estudos científicos ao longo dos anos encontraram evidências de que apoiam estas alegações. Diz-se também que o Gingko biloba ajuda no tratamento de demência (incluindo doença de Alzheimer) e má circulação nas pernas. Ele também pode ser bom para melhorar a memória em idosos. Estudos de laboratório mostraram que a Ginkgo melhora a circulação dilatando os vasos sanguíneos e reduzindo a viscosidade das plaquetas do sangue. Estas árvores têm vida muito longa, muitas vezes podem viver até mil anos.
Cúrcuma (açafrão-da-terra): Esta especiaria contém curcumina, que tem propriedades antioxidantes notáveis. É também antibacteriana, anti-inflamatória e traz benefícios suavizantes no estômago. Reduz a inflamação, estimulando as glândulas supra-renais para aumentar o hormônio que reduz a inflamação. Estudos recentes indicam que esta solução também pode ser benéfica no tratamento do câncer por neutralização das células radicais livres.  

Com informações do GreenProphet.