terça-feira, 22 de março de 2011

Água - Países orientais captam água da chuva para suprir falta de água doce

Em 18 dos 28 estados da Índia as novas construções são obrigadas a ter sistemas de captação de água. l Imagem: Rotary Club of Mumbai

 Países orientais captam água da chuva para suprir falta de água doce

  
Muitos pesquisadores e cientistas acreditam que as próximas guerras ocorrerão por disputas por água. Isso pode acontecer porque esse bem tão precioso está a cada dia mais escasso. Em alguns países a maior parte da população não tem acesso à água potável.
A Índia e outras nações do oriente médio já começaram a enfrentar problemas relacionados à falta de água. Diante dessa situação o governo, com o apoio de organizações mundiais, está desenvolvendo estratégias simples e baratas para que seja possível suprir suas demandas nacionais por água.
Estudos feitos pelas empresas Globescan e SustainAbility, a partir da consultoria com 1.200 especialistas, apresentam algumas sugestões de como minimizar a escassez dos recursos hídricos. Entre as sugestões está a proposta seguida pelos indianos de tornar útil a água da chuva.
Para os mais de um bilhão de indianos o reaproveitamento das águas pluviais é uma ótima alternativa. Por isso, em 18 dos 28 estados do país as novas construções são obrigadas a ter sistemas de captação de água. O governo também investe em sistemas desse tipo instalados nas áreas rurais.
O Paquistão segue o mesmo exemplo. O país, que já tem problemas com o abastecimento de água, instalou tanques de coleta de água na capital, Islamad. Essa estrutura possibilitará o fornecimento de água para um milhão de pessoas. Para isso, o país conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Conselho de Pesquisa de Recursos Hídricos do Paquistão.
A água captada a partir das chuvas destinada ao uso interno passa por um filtro e depois permanece armazenada em uma cisterna. Para grandes captadores a água pode ir direto para o sistema de transporte da rede pública.  


Fonte: Com informações da Revista Cyan. - Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário