terça-feira, 15 de março de 2011

Poluição - Cascas de banana podem ajudar a despoluir os rios


Cascas de banana podem ajudar a despoluir os rios



Para que serve uma casca de banana?
Quem já escorregou em uma que atire a primeira casca, porque, essa coisa de que casca de banana faz os outros escorregarem é mais história de circo do que verdade cotidiana. Ou não?
Bom, fato é que uma pesquisa apontou uma outra utilidade para a casca da banana – além de quebrar costelas e bacias alheias. Elas têm o poder de despoluir os rios!
A pesquisa, feita pela química Milena Boniolo, mostrou que, só na Grande São Paulo, os restaurantes jogam cerca de 4 toneladas de cascas de banana no lixo a cada semana.
A próxima conclusão foi a de que as cascas podem ser utilizadas para despoluir a água que contenha metais pesados, já que elas possuem moléculas com cargas negativas, enquanto os metais pesados têm carga positiva. Ou seja, as cascas atraem os metais.

Farofa de banana
Mas, calma. Não é pra você sair por aí jogando cascas de banana nos rios. É necessário que um processo no qual as cascas são assadas, trituradas até quase virarem pó, para somente então irem para os rios.
Segundo a pesquisadora, 5 mg dessse “pó” a base de casca de banana é suficiente para despoluir 100 ml de água. Só que inda falta investimento para que essa excelente sacada executada em grande escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário