China quer reduzir em 17% suas emissões de CO2 até 2015
A China, maior emissor de dióxido de carbono (CO2) do planeta, quer reduzir em 17% o volume de suas emissões de CO2 por unidade de seu Produto Interno Bruto (PIB) até 2015, indicou neste sábado o primeiro-ministro do país, Wen Jiabao.
O consumo de energia por unidade do PIB deverá, por sua vez, diminuir 16% durante o desenvolvimento do 12º plano qüinqüenal (2011-2015), acrescentou o chefe de governo diante de 3.000 delegados da Assembléia Nacional Popular (ANP), o Parlamento chinês.
Em 2011, "o consumo de energia por unidade do PIB deverá diminuir em 3,5% e as emissões de CO2 baixar aproximadamente 3,5% em relação ao ano passado", afirmou por sua vez a Comissão Nacional para o Desenvolvimento e a Reforma, a agência de planejamento chinesa, em seu informe anual aos deputados.
Wen também fixou o objetivo de aumentar até 11,4% o uso de combustíveis não fósseis como fontes de energia, em um país ainda muito dependente do carvão e do petróleo.
O primeiro-ministro chinês ressaltou que na meia década que se inicia a cobertura florestal deverá aumentar para 21,66% do total, aumentando o volume de florestas em 600 milhões de metros cúbicos.
(Fonte: Agências Internacionais)
Nenhum comentário:
Postar um comentário