segunda-feira, 28 de março de 2011

Sustentabilidade - O Computador Sustentável feito de papelão

 

O Computador Sustentável feito de papelão

 
Nascido de um projeto acadêmico na faculdade de Houston nos EUA o Recompute é um computador que se propõe a ser uma máquina funcional e ter uma produção de baixo impacto ambiental
Feito com um case (a caixa que protege as peças do computador) de papelão o computador vai além do visual eco. A marca tem a filosofia de empregar a sustentabilidade em todo o ciclo de vida do produto da produção ao descarte. A produção do computador por exemplo é feita de maneira mais eficiente possível, utilizando apenas o essencial e utilizando os componentes com o menor baixo impacto ambiental disponíveis no mercado.
Oque eu pessoalmente achei mais bacana é que empresa ensina e fomenta o reaproveitamento das peças e periféricos como teclado e mouse que você já possui, o site inclusive disponibiliza uma versão “monte você mesmo” do computador. Outro ponto super interessante é o suporte que a empresa dá no fim do ciclo de vida do produto, ou seja quando você for jogar fora ou trocar o computador a empresa direciona e ensina o cliente a enviar o seu computador para reciclagem.


O resíduo eletrônico ou lixo eletrônico é o nome dado ao descarte de produtos eletrônicos e eletrodomésticos como geladeiras, computadores, impressoras, televisões e outros. O grande problema destes produtos é que eles contém em sua composição metais pesados que são altamente tóxicos e que contaminam o solo, os lençóis freáticos e são extremamente perigosos aos seres humanos, principalmente aos catadores e as pessoas que residem próximas a lixão.
Por isto é super importante que empresas e revendedores fomentem o recolhimento deste resíduo e os entreguem para a reciclagem. Para se ter uma idéia da dimensão do problema em uma matéria do Estadão foi exibido um dado de uma pesquisa da ONU que o Brasil é o campeão de lixo eletrônico entre os países emergentes.


A grande sacada da marca é trazer uma nova mentalidade pra um mercado que não inclue o meio ambiente em suas prioridades e nós podemos dizer que ele é um que computador que literalmente que não faz papelão frente a sustentabilidade.



Fonte: Coletivo Verde / Mais: Recompute / Gráfico: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário