segunda-feira, 28 de março de 2011

Tecnologia - Celular-adesivo equipado com painéis solares.

'Telefone-adesivo' - é fixado à janela do carro e enquanto o motorista trafega por vários lugares, o celular absorve a energia solar. (Imagem:Divulgação)

Taiwanesa cria um celular-adesivo equipado com painéis solares


O projeto da estudante Liu Hsiang-ling, da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia de Taiwan (NTUST), de um celular com painel solar, foi um dos vencedores do prêmio conceito iF, de 2009, anunciado pelo Hanover-based International Forum Design GmbH (iF). A premiação internacional é direcionada aos estudantes das áreas de design e arquitetura.
O telefone celular possui painel digital, as teclas são feitas de polissiloxano (silicone) e possui painéis solares instalados na parte de trás do aparelho. Liu explicou que a ideia surgiu por sua própria experiência de condução. A recarga do dispositivo pode ser feita de maneira prática. Ele é fixado a uma janela do carro e enquanto o motorista trafega por vários lugares, o celular absorve a energia solar. 
O conceito por trás do telefone-adesivo é muito simples e também foi baseado em experiências verdadeiras. Boa parte das pessoas tende a colocar o celular perto de janelas para melhorar a recepção do sinal. Foi a partir desse costume que surgiu a ideia de adicionar um painel solar na parte de trás do dispositivo, para facilitar e aproveitar ao máximo a captação de energia solar. 

O corpo do telefone é projetado para ser levemente arqueado, isso facilita a aderência do aparelho à superfícies lisas, como uma janela de vidro. Para retirar o aparelho da janela basta arrancá-lo puxando a antena.
 


Fonte: Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário