segunda-feira, 4 de abril de 2011

Arquitetura - Malasianos transformam plataformas petrolíferas abandonadas em estruturas habitáveis

Este habitat sustentável irá utilizar a energia solar, turbinas eólicas além de coletores de energia das marés. (Imagem:Divulgação)

Malasianos transformam plataformas petrolíferas abandonadas em estruturas habitáveis


Os designers malasianos Ku Yee Kee e Hor Sue-Wern têm uma ideia inovadora de revitalizar plataformas de petróleo, que não estão mais em funcionamento, em estruturas habitáveis. 
Com a conservação do meio ambiente sendo fator de vital importância, a preocupação com as fontes de energia renováveis são temas essenciais. Estas duas coisas são as características mais significativas deste modelo. Este habitat sustentável irá utilizar a energia solar, colhida com uma grande membrana fotovoltaica localizada no telhado, enquanto as turbinas eólicas estarão localizados em pontos estratégicos ao longo das quatro fachadas. Além disso, a estrutura contará com coletores de energia das marés, na parte inferior que servirá como fonte extra de energia. 
Este projeto explora a possibilidade de viver na plataforma de petróleo, acima e abaixo do nível do mar. A população em geral viveria fora da água enquanto os pesquisadores especializados, como os biólogos marinhos e similares, terão escopo para trabalhar em laboratórios submarinos. A entre-zona será usada para áreas de habitação e lazer. As estruturas existentes poderiam ser reforçadas com o uso de vigas de aço periférica, que permitem o vento de alta velocidade filtrar através da plataforma, sem obstruções. 
Esta pode ser a solução que muitas plataformas petrolíferas abandonadas estão procurando. Em 2010, uma investigação revelou que existem cerca de 27 mil plataformas de gás e petróleo no Golfo do México, local onde ocorreu o acidente com a empresa British Petroleum, em território americano. 
 

Fonte: Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário