sexta-feira, 15 de abril de 2011

Desenvolvimento - Cidade sueca gera energia através de desperdício de comida

A cidade de Linköping, na Suécia, se tornou um exemplo de inovação no que diz respeito à produção de energia limpa associada à gestão de resíduos alimentares. (Imagem:metaefficient.com)

Cidade sueca gera energia através de desperdício de comida


A cidade de Linköping, na Suécia, se tornou um exemplo de inovação no que diz respeito à produção de energia limpa associada à gestão de resíduos alimentares. Lá, os restos de comida, provenientes de residências e restaurantes, são transformados em energia e fertilizantes. 
As sobras de comida, que outrora iriam para o lixo, são transformadas em biogás e também contribuem com a agricultura local. Este projeto foi implantado em 2001, pela prefeitura de Linköping, e o resultado foi uma redução considerável na quantidade de resíduos, que antes eram incinerados, e hoje são transformados em combustível limpo, usado no transporte público da cidade e em biofertilizantes destinados à agricultura. 
O combustível, feito de maneira mais ecologicamente correta do que os fósseis e menos poluente também, é destinado principalmente para o setor de transporte público. Através dessa tecnologia foi possível aumentar a produção do biofertilizante para uma média de três mil toneladas anuais. Para instaurar o projeto, o primeiro passo foi a instalação de uma máquina que tritura os resíduos, juntamente com um tanque de armazenamento. 
O sistema sueco pode ser facilmente desenvolvido e aplicado em outros grandes centros urbanos do mundo, para aproveitar a comida que normalmente é descartada e enviada para lixões ou aterros sanitários. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo desperdiça milhões de toneladas de alimentos todos os anos. Somente no Brasil, segundo dados do IBGE, mais de 60% de tudo o que é plantado acaba tendo como destinos os lixões em consequência do desperdício e da falta do consumo consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário