sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tecnologia - Cientistas brasileiros anunciam plástico feito a partir de frutas

O processo tem como fundamento a obtenção de nanocelulose, proveniente de frutas e vegetais

Cientistas brasileiros anunciam plástico feito a partir de frutas


Pesquisadores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) anunciaram na última semana uma novidade na fabricação de plástico. A alternativa encontrada por eles elimina o uso de petróleo e tem as frutas como suas principais matérias-primas.
Segundo eles, as fibras retiradas de banana, abacaxi ou casca de coco podem ser transformadas em um material mais resistente do que o plástico feito atualmente, e baseado em fontes totalmente sustentáveis.
O processo tem como fundamento a obtenção de nanocelulose, proveniente de frutas e vegetais. Para isso, os cientistas usam um equipamento que promove uma espécie de cozimento das folhas e caules de plantas, juntamente com alguns elementos químicos. O resultado desse processo são as nanofibras, que depois são transformadas no bioplástico.
Em declaração feita ao portal Terra, o engenheiro agrônomo e líder do estudo, Alcides Leão, explicou que a novidade pode ser aplicada a diversas utilidades. Inicialmente o plástico deve ser usado na indústria automobilística. Porém, o material tem muito potencial para beneficiar também a indústria médica, na fabricação de próteses e pinos, e até mesmo na área militar, utilizando-o em coletes à prova de balas e capacetes militares.
Por ser 30% mais leve e até quatro vezes mais forte que o plástico comum, o novo material deve resultar em muitas vantagens. No setor automobilístico, por exemplo, peças de carros mais leves resultam em economia de combustível e consequente redução nas emissões de gases de efeito estufa. Outra boa notícia é o fato de que o plástico pode ser feito a partir dos restos de frutas que seriam descartados em aterros ou direcionados à compostagem.
Os gastos com esse processo ainda não foram totalmente fechados, mas os pesquisadores acreditam que em até dois anos a indústria automobilística já estará fazendo uso do bioplástico. 
 

Fonte: Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário