domingo, 3 de julho de 2011

Desenvolvimento - Cientistas australianos barateiam fabricação de células fotoelétricas

A novidade deve tornar a tecnologia mais barata, tornando-a mais acessível e popular. l Foto: Beverly Barrett / Live Science
  Cientistas australianos barateiam fabricação de células fotoelétricas
 Cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, desenvolveram um novo padrão de células fotoelétricas que promete baratear e transformar a atual realidade de obtenção de energia solar.
As células são tão pequenas que podem ser misturadas à tinta usada para pintar os painéis. Segundo os especialistas, em declaração à TV australiana ABC, o material pode ser aplicado em diversas superfícies, entre elas o vidro, o plástico e outros metais.
A novidade deve tornar a tecnologia mais barata, tornando-a mais acessível e popular. Além disso, sua aplicação se dará em escalas maiores do que as dos tradicionais painéis fotovoltaicos, pois poderão ser usadas até mesmo em janelas, algo inovador, se comparado aos padrões atuais de obtenção de energia.
Os novos painéis ainda estão em desenvolvimento e estima-se que sejam disponibilizados no mercado em cinco anos. Os cientistas acreditam que os custos serão de apenas um terço do que é cobrado atualmente por um painel fotovoltaico. Boa parte dessa economia à necessidade de apenas 1% das matérias-primas usada nos modelos tradicionais.
Hoje, parte da energia proveniente de combustíveis fósseis ainda é mais barata do que modelos energéticos renováveis, no entanto a comunidade científica mundial tem trabalhado para transformar esse cenário e reduzir o impacto da energia no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário