segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ideias - A banda mais sustentável da cidade

 

A banda mais sustentável da cidade


A banda CO2 Zero encontrou uma maneira inusitada de envolver cultura, educação ambiental e energia. No palco, o grupo pedala quatro bicicletas ergométricas para gerar energia para seus instrumentos, enquanto entoam letras de teor ambiental.
Dois integrantes do grupo são administradores, um é engenheiro elétrico e o outro é químico. O grupo formado em 2009 é de Santa Barbara d’Oeste, no interior de São Paulo. No site da banda, eles dizem que escolheram uma forma diferenciada, alegre e divertida para se apresentarem e interagirem com o público.
Nas apresentações um ciclista profissional se exercita com ou sem apoio do público.  A platéia também pode pedalar e ajudar na produção de energia para os instrumentos, destacando a importância das soluções coletivas.
As letras das canções variam entre uso responsável da água, carona solidária, plantio de árvores, consumo consciente, economia de energia, entre outros, sempre com mensagens acerca da sustentabilidade.
No site do grupo também é possível encontrar uma mensagem positiva para os interessados nas questões ambientais: “Todos nós podemos e devemos fazer algo efetivo para diminuir os impactos ambientais causados por nós mesmos”.
A banda nomeou as bicicletas que utilizam como “Pedal Sustentável”.  As pedaladas nessa bike também podem gerar energia suficiente para um notebook, TV e aparelho de som.
A capacidade de produção de energia da bicicleta depende da pessoa que pedala. Uma pessoa sedentária, por exemplo, pode produzir 50 watts hora, enquanto um atleta pode alcançar 250 watts hora.
Na semana do meio ambiente deste ano a banda fez 17 shows dedicados ao tema,  em São Paulo, Jundiaí, Campinas, Porto Feliz, Piracicaba, Jaguariuna, São Caetano e Uberaba.
Em 2010, a bicicleta sustentável concorreu aos prêmios: EDP 2020 (Eletricidade de Portugal) e Ambiental RAC (Rede Anhanguera de Comunicação). Conheça mais sobre a banda no site oficial.
 
Confira o vídeo de banda em ação:




Nenhum comentário:

Postar um comentário