quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sustentabilidade- Top 10 – Celebridades “VERDES” de Hollywood


Brad Pitt lidera o ranking dos atores norte-americanos envolvidos com as causas ambientais e sociais.

Top 10 – Celebridades “verdes” de Hollywood


O site norte-americano Tree Hugger separou uma lista com dez personalidades norte-americanas engajadas com o tema sustentabilidade e as dicas de cada um deles. O ranking inclui galãs como Brad Pitt, Leonardo Di Caprio e George Clooney, além da musa Cameron Diaz e os músicos Bem Harper e Jack Johnson.

1.Brad Pitt – O ator, marido de Angelina Jolie, está há anos envolvido em diversos trabalhos sustentáveis. O exemplo vai desde a compra de um carro híbrido, ainda em 2004, até o apoio à reconstrução da cidade norte-americana de Nova Orleans, após o desastre causado pelo furacão Katrina. O casal hollywoodiano também projeta a construção de um hotel verde em Dubai e a compra de uma adega ecologicamente correta. A dica deixada por eles é: busquem melhorias energéticas em suas residências.
2.Daryl Hannah – A atriz de “Kill Bill” é defensora ativa do uso de combustíveis e meios de transportes sustentáveis. “Meu carro gosta de beber óleo vegetal, especialmente se for feito a partir de resíduos. Eu só uso biocombustível de origem sustentável”, declarou ela. Além disso, Hannah apóia o ecoturismo no Egito e a conscientização sobre os danos causados pela indústria de petróleo da região Amazônica. Para ser como ela, é necessário reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
3.Leonardo Di Caprio – É considerado uma das celebridades mais ativas, por sua cooperação com trabalhos direcionados ao meio ambiente, como documentários falando sobre o aquecimento global e outros filmes com o tema meio ambiente ou conflitos, como “Diamantes de sangue”, que trata da guerra civil em Serra Leoa. Uma das coisas que ele, com certeza quer de seus fãs, é que busquem saber mais sobre o aquecimento global e se mobilizem para combatê-lo.
4.Ed Begley Jr. – Existem muitas coisas que esse ator pode ensinar sobre sustentabilidade. Com uma casa coberta por painéis solares e aproveitamento da energia eólica, Begley Jr. tem até mesmo um programa de televisão em que são dadas instruções para uma vida mais verde. Ele é vegetariano, faz a sua própria comida em um forno solar e lançou uma linha de produtos de limpeza não tóxicos. Além disso, ele circula constantemente de bicicleta pelas ruas de Los Angeles. Como algumas dessas coisas são difíceis de serem seguidas, é possível começar com a mudança das lâmpadas por modelos fluorescentes, que são mais econômicos, uma pequena horta ou jardim e deixar o carro na garagem, optando pelo uso da bicicleta.
5.George Clooney – O astro que já esteve na pele do Batman é também um dos heróis no apoio ao uso de transportes sustentáveis. Ele é fã de carros elétricos e há muitos anos é visto circulando com os modelos pelas ruas de Hollywood. A sugestão inspirada por ele é a busca pelos carros mais eficientes, mesmo que não sejam modelos totalmente elétricos, eles podem ser híbridos ou movidos a biocombustíveis.
6.Bem Harper e Jack Johnson – A dupla têm outra paixão em comum, além da música, os oceanos. Por isso, ambos apóiam projetos de conservação dos oceanos e também buscam minimizar os impactos ambientais gerados por suas turnês. Durante os shows, os dois incentivam a conscientização e mobilização de seus fãs.
7.Cameron Diaz – A principal área de atuação ambiental da atriz está direcionada à educação. Cameron Diaz trabalhou com designers sustentáveis em seu reality show e também mostrou que os temas verdes podem ser divertidos e educativos. O incentivo ao diálogo e à constante busca por um mundo melhor é a principal lição que ela pode nos ensinar.
8.Matt Damon – O envolvimento do astro de “Identidade Bourne” com a sustentabilidade começou a partir da compra de um carro híbrido. Mas, não parou por aí. Ele é co-fundador do Projeto H20 África, que chama a atenção às necessidades de água potável em regiões pobres da África. Já que Damon está envolvido com esse bem tão precioso, que é a água, a instrução deve ser: use água de maneira consciente, pois ela é finita.
9.Adrian Granier – O galã que atuou ao lado de Anne Hathaway em “O diabo veste Prada”, já participou de programas sobre meio ambiente e é adepto da compostagem. Aliás, esse é o melhor destino que os resíduos orgânicos podem ter.
10.Ed Norton – Além de ser ator, produtor e diretor de cinema, Norton também ajudou a criar o “BP Solar Neighbors Program”. O programa funciona da seguinte forma: cada vez que uma celebridade instala um sistema de energia solar em sua casa, a ONG doa um sistema deste tipo para uma família de baixa renda. Assim, ele incentivou vários de seus amigos a abraçarem a causa e ajudarem o meio ambiente e a sociedade. Os painéis solares, mesmo que sejam apenas para o aquecimento de água, são ótimas opções para reduzir o consumo de energia doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário