quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Desenvolvimento - BNDES financia parques eólicos na Bahia

O interior do estado da Bahia ganhará cinco parques eólicos com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
O interior do estado da Bahia ganhará cinco parques eólicos com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  As novas usinas serão instaladas nos municípios de Igaporã e Guanambi e terão potência de 98,8 MW.
O financiamento aprovado foi de R$ 297,4 milhões, equivalente a 70% do valor toal do projeto, que é de R$ 423,3 milhões. Todas as cinco unidades incluem-se no complexo de 14 centrais eólicas vencedoras do 2º Leilão de Energia de Reserva, em 2009, controladas pela Renova Energia S/A, sendo que as outras nove já haviam adquirido financiamento do BNDES em 2010.
Para a operação de cada parque haverá uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) responsável. Cada uma delas fará investimentos socioambientais, incluindo capacitação profissional e cursos nas comunidades locais do interior baiano. Geralmente, a SPE é utilizada para minimizar o risco financeiro de um empreendimento.
A fonte de energia renovável beneficiará a população e ainda reduzirá o impacto ambiental. Devido ao projeto, também será minimizado a utilização de combustíveis fosseis e, consequentemente, haverá redução nas emissões de CO2.
Os parques eólicos servirão como complemento ao abastecimento de energia convencional. Estima-se que o projeto também favoreça a criação de 1.468 empregos durante a construção e operação do empreendimento. Além disso, favorecerá o aumento de renda e crescimento do comércio local.
Os investimentos do Grupo Renova levarão à instalação de um total de 294,4 MW e já deve entrar em  operação a partir de julho de 2012. 

 Com informações da Folha e do BNDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário