quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sustentabilidade - Designer brasileiro cria móveis sustentáveis para crianças

 O designer João Bird criou uma linha de móveis para crianças. Além de adaptá-los para as necessidades delas, ele ainda tem a preocupação em reutilizar materiais, como madeira e lona de caminhão, na fabricação dos produtos.
Quando se fala em objetos e necessidades infantis dificilmente alguém pensa em móveis voltados para crianças. Geralmente, a preocupação em adaptar os objetos de casa para os pequenos só começa quando se tem um filho e eles começam a engatinhar. A partir deste estágio o perigo aumenta e a tranquilidade dos pais acaba.
Bird entendeu que muitos móveis, que teoricamente seriam para crianças, são na verdade impróprios para elas. Com a experiência pessoal, de ver o filho engatinhando, ele percebeu que o mobiliário era “cheio de quinas” e com diversas “possibilidades de acidentes” e então lançou sua linha para os bebês, a Bird BB.
A linha de Bird é composta por pequenos móveis arredondados e o mais interessante é que são feitos com materiais reaproveitados e sustentáveis. Com bujões de gás CFC, por exemplo, ele faz mesinhas e cadeirinhas.
Os assentos são de lona de caminhão reutilizada e pés de madeira de demolição. Os materiais utilizados são leves e podem ser deslocados facilmente sem que haja risco de acidentes. Tudo é pintado com tintas atóxicas, como as crianças gostam e o trabalho é bem colorido.
O conjunto de móveis foi batizado como Baby Bankim e tem cinco anos de garantia, inclusive, este tempo é concedido a qualquer pessoa que compre seus móveis, mesmo que não seja da linha infantil. 
O idealizador do projeto e do negócio Bird Design diz em seu site que através do contato com índios e com a floresta, na Amazônia, ele entendeu a urgência do respeito e atenção ao meio ambiente. Seu trabalho já foi divulgado em vários jornais e revistas, inclusive na “DasArtes” que é referência no segmento de revistas sobre artes. O designer mantém um ateliê no Rio de Janeiro, na Fundição Progresso. Para conhecer mais o trabalho do designer acesse o site.  


Com informações de Bird Design e Bonde News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário