sexta-feira, 11 de março de 2011

Aquecimento Global - Impactos do aquecimento global são mostrados no Google Earth.


Google Earth mostra os impactos do aquecimento global

Enquanto os representantes de 193 países + União Europeia estão em Cancún, na COP16 – Conferência da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, quebrando a cabeça para assinar um acordo que leve à desaceleração efetiva do aquecimento global, o Planeta Sustentável pergunta pra você: o que significaria esse aquecimento rápido da Terra? Que conseqüências ele traria para a nossa vida e a vida dos nossos filhos e netos?
Uma série de projetos do Google Earth mostram direitinho tudo que pode acontecer. A partir de arquivos .kmz (que podem ser baixados e executados pelo programa), é possível ver:
- o derretimento da Groelândia de 1980 até 2007;
- as emissões de CO2 de 2005 em cada país;
- o que ocorrerá em Bangladesh (na Ásia) caso o nível do mar suba 1, 2, 3, 4 metros; as projeções de precipitação de chuva caso as emissões de carbono continuem aumentando;
- as projeções de expansão da dengue pelo globo…
É assustador ver o quanto o planeta mudou (e pode mudar) devido ao aumento da temperatura.
Uma apresentação em vídeo (um pouco longa, mas bastante interessante) mostra alguns desses dados. Narrada pelo ex-secretário-geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz em 2001, Kofi Annan, a apresentação foi preparada especialmente para a COP16.


Assista a outros tours climáticos e também baixe as apresentações em .kmz para observar as consequências das mudanças climáticas. Também dá pra criar as próprias apresentações utilizando a base de dados do Google Earth.


Fonte: super.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário