quinta-feira, 10 de março de 2011

Noticias - Americano traz ao Brasil técnica de filtragem artesanal de água.



Para ajudar vítimas de desastres naturais, americano traz ao Brasil técnica de filtragem artesanal de água

Balde de plástico, torneira, faca e um pequeno filtro de cerâmica: é tudo o que o surfista americano Jon Rose precisa para fornecer água potável às pessoas que vivem em regiões onde o recurso já está contaminado ou, então, momentaneamente indisponível, por conta de guerras e catástrofes naturais.  
O surfista é fundador da ONG Waves for Water, que, com o slogan “Se você pode encontrar água, eu posso limpá-la e torná-la segura para beber”, visita regiões precárias em todo o mundo, transformando qualquer tipo de água – seja de um rio ou lago poluído ou da própria chuva – em uma fonte potável de abastecimento para a população.
Rose já levou sua técnica para chilenos e haitianos que, no ano passado, perderam o acesso à água potável após serem vítimas de tragédias naturais. Em janeiro, visitou as cidades serranas do Rio de Janeiro que sofreram com as inundações e deslizamentos para fazer o mesmo.
Os filtros doados pelo surfista aos municípios cariocas poderão atender cerca de 20 mil pessoas que estão sem acesso à água potável neste momento. Mas Rose ainda fez mais pelas vítimas dos desastres naturais do Rio de Janeiro: em sua passagem pela região, além de doar o material necessário para a filtragem artesanal da água, o surfista ensinou, aos moradores, como montar e operar os filtros, para que possam se virar sozinhos, após a sua partida.
A técnica usada pelo surfista, para oferecer água potável àqueles que não têm, não é nem um pouco mirabolante. Simples, a ação ganha mais notoriedade por conta do espírito de cidadania de seu criador, que dedica sua vida a levar água para quem tem sede.
 
Para saber mais sobre o trabalho da Waves for Water, assista ao vídeo abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário