quarta-feira, 16 de março de 2011

Campanha - Campanha da Fraternidade 2011, aborda tema ambiental.

Religião e meio ambiente, uma união possível

 

Anualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, instituição da Igreja Católica, coordena a Campanha da Fraternidade. Um tema é escolhido para reflexão e debate no período da Quaresma (40 dias antes da Páscoa) e o movimento católico nacional encaminha a participação de todos os cidadãos, tornando-se um dos principais instrumentos de conscientização de fiéis sobre questões de relevância para a Igreja.
E o que isso tem a ver com o E Este Tal Meio Ambiente?
 
Nesta quarta-feira, 09 de março, foi oficialmente lançada a Campanha da Fraternidade 2011, e o tema em pauta é “Fraternidade e a vida no planeta”.  A reflexão proposta gira em torno da conscientização ambiental e da defesa de atitudes de proteção às riquezas naturais. O objetivo é levar as pessoas a assumirem sua parte na responsabilidade pela realidade do país em temas como as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Na apresentação da Campanha à imprensa, o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, destacou que a Igreja pretende motivar as pessoas a práticas que visem enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Independente da visão ou crença religiosa de cada um, ações como essas, que são realizadas em nível nacional e atingem milhões de pessoas, merecem ser acompanhadas e incentivadas.
Muitos indivíduos que serão atingidos pela Campanha possivelmente nunca ouviram os termos “sustentabilidade“, “consumo consciente” ou “defesa do meio ambiente” em suas vidas. Por essa razão, a escolha do tema da Campanha da Fraternidade tem grande influência na formação educacional e na visão sócio-ambiental dos brasileiros, católicos ou não.

O Greenpeace apoia a CF 2011 e no site da ONG é possível ler um texto sobre a opinião da instituição em relação à Campanha.

O que acham desse envolvimento religioso nas temáticas ambientais? Conhecem outros grupos ou instituições religiosas que desenvolvem trabalhos de conscientização e defesa do meio ambiente?


Fonte: essetalmeioambiente.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário