terça-feira, 22 de março de 2011

Design - Regador para facilitar reuso da água da chuva

Protótipo do 'A Drop of Water' que deu origem ao 'Raindrop' exibido em Milão em 2010
 

Holandês utiliza regador para facilitar reuso da água da chuva.


Reutilizar a água da chuva é uma óima maneira de diminuir o uso da água. No entanto, os gastos necessários para um sistema desse tipo às vezes não tornam o investimento conveniente para aqueles que moram de aluguel ou em casas geminadas.

O jovem designer holandês Bas van der Veer pensou em uma solução para essa falta de espaço quando criou o Mini Raindrop - um sistema aerodinâmico de recolha de águas pluviais que se conecta diretamente à calha. A invenção torna o reaproveitamento da água da chuva em áreas urbanas uma prática fácil e acessível.

O Mini Raindrop se encaixa em varandas e pequenos jardins urbanos. A água da chuva é coletada através de um pequeno tubo de drenagem e enche um regador fino, que se encaixa perfeitamente dentro do recipiente.

O designer desenvolveu o produto em dois tamanhos, para os moradores da cidade e que habitam casas pequenas e também para aqueles que vivem em casas maiores. A utilização de água da chuva é uma maneira simples e infalível para reduzir o consumo de água para uso doméstico. Este sistema simplifica o armazenamento e reutilização da água da chuva em ambientes urbanos, dando a possibilidade de coletar e economizar no uso da água, em qualquer ocasião. 

O Raindrop é um regador adaptado para facilitar essa coleta de água. A ideia é abastacer o regador automaticamente quando chove sem precisar desperdiçar a água tratada. Com uma pequena torneira na parte inferior do cano, o regador pode ser recarregado após o uso. O fundo é ligeiramente oco para fazer o uso com as duas mãos, mais confortável.

O regador vem em várias cores e é vendido separadamente em dois tamanhos: 3,5 litros (mini) e 5 litros (regular). Ambos projetos foram inspirados por uma gota d’água e o produto se encaixa em todos os tubos de drenagem, redondos, de 70 a 80mm de diâmetro.

A ideia venceu o prêmio René Smeets 2009 e foi nomeada para vários outros prêmios de design de prestígio, entre os quais o prêmio Melkweg e o prêmio Condé Nast Traveller I&D.

O projeto é uma versão de uma das obras de Bas van der Veer e está sendo produzido atualmente pela empresa holandesa de cerâmica Elho, que disponibiliza o produto para venda em centros de jardinagem em toda a Europa.


Fonte: ClicoVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário