terça-feira, 22 de março de 2011

Especial Água - Coca-Cola intensifica redução do consumo de água

Coca-Cola Brasil intensifica redução do consumo de água

 
O Sistema Coca-Cola Brasil reduziu em 1,5% o volume de água utilizado no processo fabricação de seus produtos no ano de 2010, alcançando a marca de 1,95 litro para cada litro de bebida produzido – o que inclui o líquido que vai dentro da embalagem. Com isso, tornou ainda mais eficiente o seu índice de consumo do recurso hídrico, que já era o menor da indústria de bebidas do Brasil e um dos menores do mundo.
O índice alcançado é resultado de esforços contínuos da empresa ao longo de vários anos, em busca da meta global de, até 2020, devolver à natureza toda a água utilizada em seu processo industrial. Para se ter uma ideia da eficiência desse processo, em 2001 eram necessários 2,54 litros de água para produzir um litro de bebida. O índice alcançado em 2010 representa uma redução de 23% no consumo, graças a ações como a captação da água da chuva para realimentação de lençóis freáticos e o replantio de árvores para recuperação de bacias hidrográficas.  
Segundo José Mauro de Moraes, diretor de Meio Ambiente da empresa, “a economia da água está no centro das nossas atenções. Faz parte da cultura já consolidada na empresa e um caminho que não poderia ser trilhado de forma diferente. A água é um recurso natural e finito, para o qual devem ser pensadas soluções de uso racional, não só pela sustentabilidade dos negócios, mas pela garantia de qualidade de vida das comunidades e pela manutenção dos ecossistemas”.
A plataforma de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, a Viva Positivamente, tem entre suas ações prioritárias o uso eficiente e racional da água, sempre de acordo com a política mundial para recursos hídricos seguida pela empresa, baseada em três “Rs”:  Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar a água restante do processo para outros usos; e Repor a água às comunidades e à natureza.
“Na economia de recursos hídricos nas nossas instalações físicas, importantes inovações são adotadas: a utilização, se possível, de descargas a vácuo e a medição, a manutenção e o controle dos gastos, além de treinamento, conscientização e premiação pelas ações responsáveis. Assim, conseguimos resultados importantes, como a eliminação de vazamentos nas fábricas, o que gera uma redução de consumo de até 10% em cada unidade industrial”, completa Moraes.

Fonte: ClicoVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário