terça-feira, 29 de março de 2011

Energia - Usina termelétrica que reaproveita gases do lixo é instalada em Salvador

A Termoverde Salvador deve produzir energia suficiente para abastecer 300 mil casas. ( Imagem: Bahia Informa)

Usina termelétrica que reaproveita gases do lixo é instalada em Salvador

 
Na última semana a cidade de Salvador foi presenteada com a inauguração de uma usina termelétrica que usará os gases emitidos pela queima do lixo para produzir energia. A expectativa é de que sejam reaproveitadas 2,5 mil toneladas de lixo.
O projeto, de responsabilidade da Solví Valorização Energética, foi desenvolvido para conseguir suprir parte da demanda energética na capital baiana a partir de fontes limpas de energia. Para isso foi necessário investimento de R$ 50 milhões. Segundo o governador Jaques Wagner, os investimentos em estruturas deste tipo devem ser ainda maiores nos próximos anos, graças a negociações que devem ser feitas com empresas e representantes norte-americanos.
A Termoverde Salvador foi construída em uma área de sete mil hectares, no Aterro Sanitário Urbano, e possui potência de 19,73 megawatts, devendo produzir 150 mil MWh ao ano. A energia proveniente do lixo deverá ser o suficiente para suprir as necessidades de aproximadamente 300 mil residências.
De acordo com o presidente da Solví Valorização Energética, Latino de Carvalho, a medida impedirá que uma grande quantidade de gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono e o metano, sejam liberados na atmosfera. Isso colabora para a preservação ambiental e gera rendimentos com a produção energética.
A Coelba será a empresa responsável pela distribuição da energia, que chegará até a sede da empresa através de uma linha de transmissão de 7,8 quilômetros. A partir daí a eletricidade será encaminhada para empresas e outros consumidores. Com informações do Ambiente Energia.
 
Fonte: Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário