quarta-feira, 16 de março de 2011

Sustentabilidade - Longa vida à caixinha de leite.



Longa vida à caixinha de leite


E também à de sucos, chás, molhos de tomate.... A Tetra Pack, empresa fabricante das famosas embalagens longa vida acaba de atualizar seu site *Rota de Reciclagem. É mais um bom serviço à disposição na internet para você procurar cooperativas, Postos de Entrega Voluntária (PEV) e pontos de comércio que recebem embalagens para a reciclagem.
Agora o site funciona com a ajuda do Google Mapas. Basta digitar o endereço desejado – de qualquer parte do Brasil – e em segundos aparece na tela um mapa com todos os estabelecimentos próximos onde você pode deixar suas caixinhas sem remorso, nem esforço.
A embalagem (tecnicamente chamada de “cartonada”) já foi o terror dos lixões. Criada lá na década de 1970, para cumprir a missão de dar vida longa a produtos perecíveis, ela é produzida com várias camadas de plástico (75%), alumínio (20%) e papel (5%). Não há como negar que o invento proporcionou muita comodidade à vida moderna. O problema é que não havia como reciclar um material tão complexo: era impossível separar seus componentes.
A solução veio mais de 30 anos depois, quando um grupo de pesquisadores finalmente descobriu uma tecnologia adequada para separar cada um de seus componentes e reutilizá-los. Até então, nada menos que 160 toneladas de caixas longa vida iam para o lixo todos os anos no país.
Com o novo processo, todo o material é recuperado: o papel é usado na fabricação de caixas. Do plástico extrai-se parafina vendida para a indústria de petróleo. O alumínio transforma-se em lingotes prontos para transformar-se em latinhas de bebidas e outros artefatos.
Mas para que esse esquema funcione, é preciso encaminhá-lo à reciclagem e esta missão é, principalmente, do consumidor, ou seja, sua.
Vale a pena visitar o site da Tetra Pack. Ele está repleto de informações úteis sobre o assunto, com direito, inclusive, a uma apresentação da atriz global Irene Ravache ensinando, passo-a-passo, como e onde levar suas embalagens usadas. É possível até dar sua contribuição, indicando novos pontos de coleta que você conhece e ainda não constam no serviço.


Fonte: Sustentável na Prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário