terça-feira, 22 de março de 2011

Tecnologia - Energia: Produção de energia pelos 7 mares


PlanetSolar: produção de energia pelos 7 mares.

 
A imagem é realmente impressionante. Ele parece um gigante dos mares. O MS Tûranor tem 31 metros de comprimento, 15 metros de largura, pesa 95 toneladas e tem uma superfície de 537 m2 coberta por módulos solares. Apesar das dimensões surpreendentes, o catamarã é silencioso e não poluente. Energia limpa e renovável, um sonho do jovem suíço Raphaël Domjan. “A ideia é provar que as tecnologias na área de energia renovável estão avançadas, são seguras e confiáveis. Nossa viagem quer mostrar que a navegação pode funcionar sem combustível”, disse Domjan ao Planeta Sustentável.

A bordo do MS Tûranor, Domjan, fundador do projeto
PlanetSolar* conta com uma equipe de mais cinco físicos e engenheiros para fazer a travessia ao redor do planeta. Os companheiros da jornada são dois alemães, outro suíço, um francês e uma finlandesa. Fora do barco, cerca de cem pessoas estão envolvidas mundialmente no projeto. A semente desse sonho surgiu em 2004 e foram seis anos até que se conseguisse parceiros e investidores para o projeto. Um projeto multicultural, sem dúvida nenhuma, já que reúne empresas de vários países europeus. Um dos principais patrocinadores oficiais é o próprio governo suíço, que investiu $ 305 mil. Assim como o Solar Impulse (Veja reportagem Avião solar em uma noite inesquecível), outro projeto que a Suíça apóia financeiramente, na opinião das autoridades, o PlanetSolar também é uma excelente plataforma para promover a mensagem ambiental globalmente.

Foram vários anos para conseguir convencer entusiastas a abraçar o projeto, mas a construção do barco foi rápida. Em apenas 14 meses, o MS Tûranor estava pronto no estaleiro da cidade de Kiel, na Alemanha. As
células fotovoltaicas que cobrem todo o deque geram uma energia que dão ao barco uma autonomia para viajar até três dias sem a luz do sol. E se o tempo ficar nublado ou chuvoso por mais dias? “Quando acontecer isso, nossos navegadores terão que encontrar um ponto de equilíbrio entre a melhor rota, velocidade e capacidade energética”, explica Domjan.

Não será uma simples viagem. A bordo, os pesquisadores poderão avaliar na prática o funcionamento de materiais, o armazenamento da energia, aerodinâmica e a performance no ambiente externo, ou seja, no meio do mar. Ao conceber o projeto, os idealizadores se propuseram dois desafios. O primeiro é que o catamarã somente poderá usar a energia proveniente dos raios do sol. Já o segundo desafio, era fazer com que custos fossem viáveis e competitivos. É o que foi definido como smart and solar mobility. Por essa razão, somente foram usados no barco materiais e tecnologias já disponíveis atualmente e que tivessem um grande potencial de serem produzidas em massa, com custos unitários e operacionais a serem reduzidos com o passar do tempo.


O MS Tûranor partiu no dia 27 de setembro de Monte Carlo, no Principado de Mônaco. Está atravessando o Oceano Atlântico na primeira parte da viagem até chegar a Miami, nos Estados Unidos. De lá ruma para Cancun, no México, atravessa o Canal do Panamá, navega pelos Oceanos Pacífico e Índico, para finalmente cruzar o Canal de Suez e retornar ao Mediterrâneo. O trajeto foi propositalmente escolhido para que o barco fizesse várias paradas ao longo da linha do Equador, dessa maneira tendo maior exposição à luz do sol. Será uma travessia de 50 mil quilômetros, em que o gigante solar deverá ficar no mar durante cerca de oito meses. A previsão é que o barco veleje numa velocidade média de 7.5 nós por dia. Não há dúvida que imprevistos aparecerão ao longo do caminho. Logo na saída de Mônaco, o MS Tûranor já enfrentou turbulência. “O mar estava bastante agitado, mas o barco apresentou um ótimo desempenho”, contou Domjan.


Além de Miami e Cancun, o
barco solar fará paradas em São Francisco, Sidney, Singapura e Abu Dhabi. São cidades com grandes portos e também onde o projeto poderá ter uma visibilidade ainda maior, atingindo um grande número de pessoas ao redor do globo com a bandeira da energia renovável, especialmente a solar. “Queremos conseguir o apoio mundial. Como qualquer outra nova tecnologia, é normal que leve algum tempo até que ela se torne aplicável no nosso dia-a-dia”.

O trajeto do barco poderá ser modificado se houver problemas com as condições climáticas. Que bons ventos ajudem o MS Tûranor e toda a equipe a bordo a velejar pelo mundo e propagar o uso da energia solar!


MUITO ALÉM DO BARCO

Mais algumas informações sobre o PlanetSolar:
- em parceria com a fundação não-governamental MyClimate*, o projeto vai medir todo o impacto causado no meio ambiente e compensar toda a emissão de CO2 . Também serão levados em conta o impacto pela construção do barco e as viagens de trem, carro e avião realizadas pela equipe;
- o website do Planet Solar é mantido por energia solar utilizada pelo servidor Horus Networks;
- os integrantes da equipe utilizam bicicletas elétricas dentro das cidades e em viagens próximas e
- os pesquisadores trabalham em computadores energy-saving e o escritório central do projeto opera com energia gerada por uma planta solar.

Veja o video do Ms Turanor :



Fonte: PlanetSolar - MyClimate - Planeta Sustentável
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário