sábado, 4 de junho de 2011

Poluição - Mundo bate recorde nas emissões de gases de efeito estufa

Mundo bate recorde nas emissões de gases de efeito estufa

A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou na última segunda-feira (30) os dados sobre a poluição em 2010. Os números mostram que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) bateram recorde, colocando em dúvida o cumprimento das metas de controle do aquecimento global.
Antes disso, os gases tinham alcançado níveis mais altos em 2008, no ano seguinte as emissões caíram devido à crise econômica global, que obrigou a paralisação de boa parte das indústrias internacionais, e tornaram a aumentar em 2010.
Os países que lideram o ranking das emissões continuam sendo os desenvolvidos, que segundo a AIE foram responsáveis por 40% das emissões globais, tendo uma média per capita de dez toneladas de GEE. Enquanto isso, alguns países em desenvolvimento também tiveram aumento nas emissões. A China, por exemplo, teve média de 5,8 toneladas emitidas por pessoa.
Os especialistas se mostram preocupados com esses aumentos absurdos. “O significativo aumento das emissões de CO2 e o comprometimento das emissões futuras por conta de investimentos de infraestrutura representam um grave revés para nossas esperanças de limitar o aumento global da temperatura para não mais de dois graus Celsius”, explicou o economista-chefe da AIE e responsável pelo relatório, Faith Birol, em declaração à BBC.
Conforme acordo estabelecido em Cancún, em 2010, durante a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, os países deveriam se esforçar e criar estratégias para limitar o aquecimento global em até dois graus Celsius durantes os próximos nove anos. Porém, após o relatório divulgado nesta semana, a preocupação é de que se os níveis das emissões continuarem crescendo em 2011, como ocorreu no ano passado, o aquecimento limite, com emissões de 32 gigatoneladas de GEE, possa ser alcançado ainda neste ano.  

Com informações da Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário