sábado, 4 de junho de 2011

Sustentabilidade - Horta doméstica é opção para alimentos frescos e orgânicos

Horta doméstica é opção para alimentos frescos e orgânicos

Ter uma alimentação saudável e sustentável envolve diversos cuidados, desde a escolha até a manipulação do alimento. Diante disso, a horta caseira é uma opção barata e totalmente orgânica para a produção dos alimentos vegetais.
Ao contrário do que se pode pensar, não é necessário ter um grande jardim para fazer uma horta, basta ter um pequeno espaço, uma área em que bata sol e disposição para plantar itens diversos. O plantio pode ser feito até mesmo em vasos feitos a partir do reaproveitamento de garrafas PET.
A produtividade da horta irá depender do local escolhido e do cuidado destinado às plantas. Portanto, o ideal é que o terreno seja plano e que receba luminosidade do sol durante a maior parte do dia, assim são evitadas pestes e as plantas crescem mais sadias.
O primeiro foco da atenção deve ser o solo, se o local escolhido para a horta for um vaso profundo, devem ser colocadas pedras para que a água possa escoar. A terra também deve estar rica em nutrientes. Para isso, o ideal é dividir metade da parte em terra e a outra em composto orgânico ou húmus de minhoca, em qualquer um dos locais escolhidos para ao plantio.
A distância entre as plantas irá variar de acordo com a espécie. Para todas elas, no entanto, é necessário cuidar para que o solo não fique muito encharcado, pois quando é colocada muita água as plantas ficam fracas e mais suscetíveis a doenças.
A lista de coisas que podem ser plantadas em uma horta varia de acordo com o seu tamanho e estrutura. Em um apartamento, que recebe bastante luz solar, podem ser plantados: alface, couve, escarola, morango, rúcula, espinafre, salsa, entre outras coisas. Em uma casa a lista é ainda maior, chegando até o chuchu e o maracujá.
Ter uma horta doméstica é a garantia de que os alimentos foram plantados da maneira mais natural possível, sem a interferência de pesticidas ou outros compostos químicos que prejudicam a saúde e o meio ambiente.  

Com informações do Guia da Horta Doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário